Busca avançada
Ano de início
Entree

A atividade pesqueira na represa do Lobo-Broa (Itirapina, Brotas-SP): caracterização e composição da captura

Processo: 02/12576-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Pesquisador responsável:Miguel Petrelli Junior
Beneficiário:Julia Myriam de Almeida Pereira
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pesca esportiva   Represas

Resumo

Em 1997 o volume total de pescado desembarcado no Brasil foi de 750 mil toneladas, sendo 210 mil toneladas provenientes da pesca em água doce. A pesca artesanal em reservatórios e rios apresenta-se como uma atividade extrativa tradicional, com importantes repercussões sociais e ambientais, enquanto na pesca esportiva existe também a necessidade de conciliar os anseios de pescadores ao impacto gerado pela atividade. A represa do Lobo-Broa está situada entre os municípios de Itirapina e Brotas (SP), e atualmente suas águas são utilizadas para abastecimento local de água potável, lazer e pesca esportiva. Este projeto pretende avaliar os estoques pesqueiros da represa e fornecer subsídios para o gerenciamento da atividade pesqueira. Para tanto, dois mecanismos serão utilizados: (a) levantamento quantitativo e qualitativo da atividade pesqueira, através da aplicação de questionários, com o objetivo, entre outros, de caracterizar a atividade, no que se refere à arte de pesca empregada e ao número de pessoas envolvidas na atividade e (b) pesca experimental com redes de emalhar, visando determinar a composição especifica, abundância e estrutura em tamanho das comunidades de peixes, ajudar a compreender o funcionamento da represa. Este projeto está inserido no projeto PROBIO "Monitoramento e Desenvolvimento de Tecnologias para o Manejo de Espécies exóticas em Águas Doces", financiado pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente), com realização entre abril 2002 e abril de 2004. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, J. M. A.; PETRERE, JR., M.; RIBEIRO-FILHO, R. A. Angling sport fishing in Lobo-Broa reservoir (Itirapina, SP, Brazil). Brazilian Journal of Biology, v. 68, n. 4, p. 721-731, NOV 2008. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Julia Myriam de Almeida. A atividade pesqueira na represa do Lobo-Broa (Itirapina, Brotas-SP): caracterização e composição da captura. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.