Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma nova classe de anti-hipertensivos

Processo: 02/09285-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Gilberto de Nucci
Beneficiário:Ana Cecília Montes Gil
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-hipertensivos   Nimodipina   Ácido acetilsalicílico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspirina | Atenolol | Cardiovascular | Ciclosigenase | Nimodipina | Tromboxano

Resumo

O ácido acetil salicílico (AAS) tem efeito terapêutico importante quando administrada diariamente em baixas doses, destacando-se a ação especifica sobre as vias de formação da prostaciclina e do tromboxane A2. O Atenolol é um importante agente anti-hipertensivo que atua preferencialmente sobre os receptores cardíacos beta 1. No entanto, somente 50% do princípio ativo é absorvido. A nimodipina atua bloqueando os canais de cálcio levando a interrupção do processo de excitação - contração. Esta molécula é absorvida de forma rápida e quase totalmente após administração oral. No entanto, somente 13% da droga é biodisponível devido ao extenso metabolismo hepático de primera passagem. Este trabalho tem como objetivos a síntese e o estudo de uma nova classe de medicamentos para o tratamento de doenças cardiovasculares, acoplando-se a molécula de AAS a de substâncias anti-hipertensivas como o atenolol (antagonista adrenoceptor beta) e a nimodipina (antagonista dos canais de calcio). A vantagem imediata seria que o paciente ao tomar apenas um comprimido estaria ingerindo uma substância que in vivo liberaria dois princípios ativos importantes para o tratamento de sua moléstia. Além disso, esta molécula acoplada poderia aumentar a disponibilidade principalmente da nimodipina e do atenolol ou até mesmo aumentar a eficiência da aspirina em inibir a agregação plaquetária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIL, Ana Cecília Montes. Avaliação farmacologica do aspirinato de atenolol como droga antiplaquetaria e anti-hipertensiva. 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.