Busca avançada
Ano de início
Entree

Um programa alternativo para pais no desenvolvimento da comunicação verbal de crianças caracterizadas autistas

Processo: 92/01640-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1992
Data de Término da vigência: 31 de março de 1993
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Edilaine Aparecida Presotto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças autistas   Pais   Comunicação verbal

Resumo

Desenvolver, aplicar e avaliar um programa de treinamento de pais com vistas a promover ou facilitar a ocorrência da comunicação verbal de crianças caracterizadas autistas em situação natural. RELEVÂNCIA: - as constatações na literatura de que um grande número de crianças autistas apresentam distúrbios de linguagem, parece fundamentar a proposição de que intervenções que visem alterar os efeitos do autismo devem levar em conta as decorrências desse distúrbio e atuar sobre ele. A literatura na área da Educação Especial aponta evidências claras sobre a importância do papel dos pais como agentes de mudança tem situação natural. PROCEDIMENTO: - realização de sessões de entrevista e observação; elaboração, aplicação e avaliação de um programa de treinamento a pais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)