Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise estratigráfica do Grupo Itararé no nordeste do estado do Paraná

Processo: 99/04559-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 1999
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Mario Luis Assine
Beneficiário:Fernando Farias Vesely
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Estratigrafia   Bacia do Paraná

Resumo

O Grupo Itararé é o registro da glaciação permo-carbonífera na Bacia do Paraná, sendo caracterizado por complexa associação de fácies. Muitos aspectos de sua estratigrafia ainda carecem de melhor definição, especialmente a correlação entre dados de superfície e de subsuperfície. A região nordeste do Estado do Paraná, além de apresentar boas exposições da unidade e ser uma das menos estudadas, oferece a possibilidade de correlação com poços perfurados a oeste e com as faixas aflorantes no Estado de São Paulo, sul do Paraná e norte de Santa Catarina. Um melhor conhecimento da estratigrafia do Grupo Itararé é importante tendo em vista a descoberta de campos de gás em seus reservatórios no Estado do Paraná e a existência de aqüíferos no Estado de São Paulo. São objetivos do projeto a caracterização e interpretação das associações de fácies sedimentares, o levantamento de perfis estratigráficos verticais representativos da unidade, a correlação com dados de subsuperfície e a integração dos dados ao arcabouço estratigráfico regional. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VESELY, Fernando Farias. Análise de sequências em sucessões glaciais : estudo de caso no grupo Itararé (C-P), nordeste do estado do Paraná. 119 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.