Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição e interpretação de reações fotonucleares do 232Th, outros actinídeos e pré-actinídeos na região do quase-dêutron a partir de modelo de cascata intranuclear multicolisional e modelo híbrido de excitação nuclear

Processo: 02/03377-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:João Dias de Toledo Arruda Neto
Beneficiário:Tulio Eduardo Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modelo cascata   Reações fotonucleares

Resumo

O pretente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um formalismo baseado em processos de cascata intranuclear multicolisional capaz de fornecer interpretação para alguns resultados aparentemente anômalos da fotofissilidade e das seções de choque (g, xnyp) do 232Th em energias de 40 a 140 MeV, bem como fotofissilidade e multiplicidade média de nêutrons em pré-actinídeos. As reações fotonucleares serão descritas em três etapas: (1) processo inicial de fotoabsorção, (2) múltiplas emissões de nucleons na fase de pré-equilíbrio e, (3) decaimento do núcleo composto. Os resultados obtidos pelo modelo de cascata serão comparados com aqueles obtidos via modelo híbrido de excitação nuclear (código ALICE/LIVERMORE - 82). Aspectos de estrutura nuclear do 232Th serão também estudados com base no modelo óptico, analisando a parte imaginária do potencial nuclear. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Tulio Eduardo. O modelo de cascata intranuclear MCMC e aplicações para o mecanismo do quase-dêuteron e a fotoprodução de pions em energias intermediárias e altas. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.