Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos estruturais de receptores-gama ativados por proliferadores de peroxissomo (PPAR-y)

Processo: 03/00231-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Richard Charles Garratt
Beneficiário:Andre Luis Berteli Ambrosio
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14138-2 - Center for Structural Molecular Biotechnology, AP.CEPID
Assunto(s):Cristalografia de proteínas   Diabetes mellitus tipo 2   Receptores citoplasmáticos e nucleares   Sistema imune   Receptores ativados por proliferador de peroxissomo   PPAR gama

Resumo

O projeto em questão visa o estudo estrutural do receptor nuclear PPAR-y, uma proteína capaz de promover aumentos no armazenamento de lipídios no organismo, que ultimamente tem sido um importante alvo para intervenções farmacêuticas no tratamento de diabete em adultos e processos inflamatórios. Dada a evidente importância deste receptor para diversas funções essenciais do organismo pretende-se aprofundar os conhecimentos relativos a esta proteína: estudos do comportamento da proteína em solução por diversas técnicas biofísicas e bioquímicas e a estrutura atômica por cristalografia de raios x do receptor ligado a agonistas recentemente descobertos, na sua forma completa e/ou domínios individuais, assim como associado ao elemento responsivo. O conhecimento aprofundado da ação dos compostos alostéricos na conformação/comportamento em solução da proteína e, conseqüentemente, sua função, assim como das regiões envolvidas nas ligações são de extrema utilidade para a determinação de alvos para ação de drogas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMBROSIO, ANDRE L. B.; DIAS, SANDRA M. G.; POLIKARPOV, IGOR; ZURIER, ROBERT B.; BURSTEIN, SUMNER H.; GARRATT, RICHARD C. Ajulemic acid, a synthetic nonpsychoactive cannabinoid acid, bound to the ligand binding domain of the human peroxisome proliferator-activated receptor gamma. Journal of Biological Chemistry, v. 282, n. 25, p. 18625-18633, June 2007.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMBROSIO, Andre Luis Berteli. Determinantes estruturais da interação entre PPARy e o ácido ajulêmico e bases do reconhecimento molecular entre HIV-1 integrase e o coativador transcricional p75. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.