Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento conservacionista e legislação ambiental na manutenção de áreas florestais na região de Caucaia do Alto (Cotia, Ibiúna, SP)

Processo: 00/07722-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Anita Toledo Barros Diederichsen
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/05123-4 - Conservação da biodiversidade em paisagens fragmentadas no Planalto Atlântico de São Paulo (Brasil), AP.BTA.TEM
Assunto(s):Conservação dos recursos naturais   Ecologia da paisagem

Resumo

Este trabalho visa contribuir para o entendimento da atual estrutura da paisagem na região de Caucaia do Alto, procurando entender porque os proprietários têm mantido as áreas florestais nas suas terras. A região de estudo apresenta duas características peculiares que motivaram a realização desta pesquisa: a presença de fragmentos florestais em estado de regeneração em 40% da área e a ampla ocorrência de corredores florestais ao longo dos rios ou nas divisas de parcelas agrícolas. Em princípio, esta paisagem apresenta atributos favoráveis à manutenção da diversidade biológica devido à alta conectividade de suas áreas florestais. Em particular, será investigada a influência da legislação ambiental e do comportamento conservacionista dos proprietários na manutenção de áreas florestais. A análise será feita em 30 propriedades aleatórias dentro da área de estudo. Em cada propriedade, o cumprimento à legislação será verificado através do mapeamento das Áreas de Proteção Permanente (APP), determinadas pelo Código Florestal (CF) (em análise de 1:10.000, utilizando-se fotografias aéreas e recursos de geoprocessamento), e pela análise da área de Reserva Legal efetivamente protegida. Os proprietários serão entrevistados a fim de classificar seis comportamentos conservacionistas. Estes comportamentos estarão sendo associados a parâmetros obtidos por análise de fotografia aéreas, tais como a porcentagem de área florestal da propriedade e o grau de obediência ao CF. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIEDERICHSEN, Anita Toledo Barros. Influência da atitude conservacionista e da legislação ambiental na conservação de fragmentos florestais. 2003. 45 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.