Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de manchas de anfípodos associados a espécies da alga parda Sargassum spp.

Processo: 97/04340-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1997
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Fosca Pedini Pereira Leite
Beneficiário:Marcel Okamoto Tanaka
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição espacial   Macrófitas   Amphipoda   Sargassum

Resumo

A distribuição espacial dos organismos pode ser determinada por diferenças na dispersão das espécies e colonização de manchas de habitat. Macrófitas marinhas constituem manchas de habitat para diversos taxa, como anfípodos e gastrópodes, sendo os padrões de ocorrência determinados por vários fatores em diversas escalas espaciais. Variação entre praias pode resultar de diferenças nas condições ambientais, enquanto diferenças na mesma praia podem ocorrer devido ao micro-habitat oferecido pelas algas ou a interações verticais e horizontais da epifauna. Os principais objetivos deste projeto são: investigar quais fatores influenciam a composição e abundância de anfípodos associados a espécies da alga parda Sargassum spp. entre praias, entre agregados de manchas dentro de praias, entre manchas dentro de agregados e entre plantas na mesma mancha; investigar a colonização de substrato disponível a diferentes distâncias em intervalos de tempo distintos e como a qualidade da mancha influencia este processo. Para tanto, serão amostradas as praias da Tabatinga e da Fortaleza, no litoral norte do Estado de São Paulo, através de um desenho amostrai hierárquico, possibilitando a identificação dos componentes de variação nas diferentes escalas espaciais. A colonização por anfípodos será analisada através de um experimento fatorial cruzado, envolvendo 4 distâncias da fonte de colonizadores e seis intervalos de tempo para colonização. A qualidade da mancha será analisada através de experimentos de colonização de plantas experimentais em diferentes estados fenológicos, estágios de sucessão, crescimento e proporção de epífitas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANAKA‚ M.O.; LEITE‚ F.P.P. The effect of sieve mesh size on the abundance and composition of macrophyte-associated macrofaunal assemblages. Hydrobiologia, v. 389, n. 1, p. 21-28, 1998.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TANAKA, Marcel Okamoto. Distribuição espacial e dispersão entre manchas da macrofauna associada a alga parda Sargassum stenophyllum (Mertens) Martius. 2000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.