Busca avançada
Ano de início
Entree

A construcao da ruralidade no brasil moderno: investigando e interpretando a festa do peao de boiadeiro de barretos (1956/1970).

Processo: 00/06104-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Dulce Maria Pamplona Guimarães
Beneficiário:Humberto Perinelli Neto
Instituição-sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   Identidade cultural   Simbolismo   História local

Resumo

Promovendo um rico diálogo entre a História e a Antropologia, visamos, ao empreender a interpretação das quinze primeiras edições da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (1956/1970) e a observação das diversas formas de valorização simbólica do sertão/rural/campo ocorridas na primeira metade do século XX (literatura, música, obras acadêmicas e cinema), tecer um quadro que venha contribuir para a compreensão do imbricamento simbólico entre o rural e o urbano, tão presente na atualidade brasileira. Com isto, distante de veleidades, acreditamos que com esta pesquisa estaremos contribuindo para formulação de um entendimento sobre o eco, a vazão, o apelo ao campo e as imagens do rural em pleno urbano, decisivamente ocorrido a partir da década de 1930, quando ampliou-se nos anos 50, atingindo os dias atuais, de forma a causar uma interrogação sobre sua capacidade de nos revelar algo sobre nós mesmos, sobre o nosso sentimento moderno de brasilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETO, Humberto Perinelli. A Construção da paisagem do sertão no Brasil moderno : investigando e interpretando a Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos (1956-1972). 303 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Historia, Direito e Serviço Social. Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.