Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades intergranulares de manganitas

Processo: 01/01454-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Renato de Figueiredo Jardim
Beneficiário:Alessandro de Souza Carneiro
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/10798-0 - Estudo de fenômenos intergranulares em óxidos cerâmicos, AP.TEM

Resumo

O presente plano de pesquisa de doutoramento apresenta como objetivo primário contribuir para um melhor entendimento do chamado efeito de magneto-resistência colossal em manganitas. Para isso ser feito, propomos a preparação de amostras policristalinas de La0.7-xYxCa0.3MnO3; x < 0.15; e La5/8-xPrxCa5/8MnO3; x < 0.5; através de precursores sol-gel. Esses materiais poderão ter suas microestruturas controladas através da temperatura e tempo de sinterização, Uma vez obtidos, esses materiais que apresentam diferentes tamanhos de grãos e contronos de grão, serão caracterizados por diversas técnicas como resistência elétrica, magneto-resistência, susceptibilidade magnética, espectroscopia de impedância, etc. A correlação entre os resultados obtidos por estas técnicas e as respectivas microestruturas desses materiais encerra o presente plano de tese. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO‚ A.S.; JARDIM‚ RF; FONSECA‚ FC. Current localization and Joule self-heating effects in Cr-doped Nd_ {0.5} Ca_ {0.5} MnO_ {3} manganites. Physical Review B, v. 73, n. 1, p. 012410, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNEIRO, Alessandro de Souza. Localização de corrente e efeito Joule em manganitas com ordenamento de carga. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.