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O jogo Cara a Cara em crianças de 6 a 12 anos: uma análise construtivista (Piaget)

Processo: 96/04278-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1996
Vigência (Término): 31 de janeiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Lino de Macedo
Beneficiário:Lucia Do Amaral Mesquita de Magalhaes
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicopedagogia   Práticas pedagógicas   Jogos   Desenvolvimento infantil

Resumo

A proposta do presente projeto é estudar, tendo como referencial a teoria de Jean Piaget, formas de pensamento dialético em crianças de 6 a 12 anos. Para isso, será analisado como jogam o "Cara a Cara", jogo semelhante ao utilizado por Piaget em sua pesquisa, apresentado no primeiro capítulo do livro Les formes elementares de la dialectique (1980). Esse jogo é uma modalidade dos jogos de senha, que fazem parte do programa de pesquisas no Laboratório de Psicopedagogia, do Instituto de Psicologia da USP, coordenado pelo Prof. Lino de Macedo, orientador do presente trabalho. Mais especificamente, a pesquisa pretende analisar as relações que a criança faz entre predicados, conceitos, juízos e inferências, formas interdependentes de pensamento que, de acordo com Piaget, fazem parte de um círculo dialético, cuja resultante é o desenvolvimento da criança. Serão analisadas, igualmente, as implicações desse trabalho para a prática pedagógica. (AU)