Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta de produção habitacional em madeira de reflorestamento segundo conceitos de sustentabilidade e tecnologia limpa para uma região madeireira do estado de São Paulo

Processo: 99/07799-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Akemi Ino
Beneficiário:Juliana Cortez Barbosa
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

A proposta de trabalho tem como objetivo avaliar a sustentabilidade na utilização da madeira de reflorestamento para produção habitacional, analisando o consumo de energia e a produção de resíduos em cada etapa de sua cadeia de produção desde floresta, pré-fabricação de componentes construtivos, montagem até o uso propriamente dito da habitação. Baseado na análise da cadeia global do processo de produção e tipologias construtivas, em regiões madeireiras do Estado de São Paulo, será apresentada proposta de produção habitacional baseada nos conceitos de tecnologia mais limpa e de desenvolvimento sustentável que apresentem possibilidades de minimizar os impactos ambientais causados pela construção civil, visando reduzir: o consumo de energia e a produção de resíduos; aplicação de produtos químicos prejudiciais ao meio; e a utilização de recursos fósseis. A proposta visa ainda estimular, através da produção de casas em madeira, a ampliação de áreas de reflorestamento e geração de trabalho/renda, aproveitando a potencialidade dos municípios e das regiões produtoras de madeira, assim oferecendo mais uma alternativa econômica para a permanência. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Juliana Cortez. Caracterização e avaliação do fluxo produtivo de habitação em madeira de plantios florestais segundo indicadores de sustentabilidade: consumo de energia e resíduos gerados. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.