Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição florística e estrutura fitossociológica de um fragmento de mata no município de agudos - SP

Processo: 97/00331-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1997
Vigência (Término): 30 de abril de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Osmar Cavassan
Beneficiário:Suzi Reis Christianini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Florística   Fitossociologia

Resumo

Está sendo realizado um estudo florístico-fitossociológico em um fragmento de mata nativa situado na Fazenda da Cia. Cervejaria Brahma, no município de Agudos (SP), utilizando-se o método de quadrantes. Os parâmetros fitossociológicos usuais serão aplicados nos indivíduos amostrados segundo duas classes de diâmetro de inclusão, uma contendo os indivíduos com diâmetro a altura do peito (DAP) igual ou superior a 4,78 cm e a outra com aqueles que possuam pelo menos 10 cm de D AP. Os resultados serão então comparados entre si e com os levantamentos realizados em outras áreas de mata. Para uma melhor caracterização florística do fragmento em estudo, estão sendo realizadas caminhadas ao acaso para a coleta dos indivíduos em fase reprodutiva que se encontram fora das unidades amostrais. As informações produzidas neste trabalho contribuirão para uma melhor caracterização da vegetação nativa da região, para a avaliação da influência da escolha da classe diâmetro de inclusão nos resultados dos levantamentos e para o desenvolvimento de programas de manejo florestal e educação ambiental pela Empresa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHRISTIANINI, Suzi Reis. Florística, fitossociologia e comparação entre critérios de inclusão em mata mesófila semidecídua no município de Agudos, SP. 113 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.