Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos por técnicas de ressonância magnética das propriedades físicas de novos eletrólitos poliméricos e de fenômenos de cristalização em sistemas vítreos

Processo: 98/07449-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1998
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Jose Pedro Donoso Gonzalez
Beneficiário:Caio Eduardo de Campos Tambelli
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética   Eletrólitos poliméricos   Cristalização   Relaxação (RMN)   Vitrocerâmica

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar pesquisas utilizando as técnicas de RMN e RPE no estudo de eletrólitos poliméricos e sistemas vítreos. O estudo dos eletrólitos poliméricos está em: (1) determinar qual a complexação do íon metálico na macromolécula do polímero preparado a partir do etileno glicol e ácido cítrico com íons paramagnéticos (Cu2+ e Mn2+), (2) determinar os mecanismo dominante de relaxação e (3) estudar as propriedades de transporte iônico na blenda polimérica formada entre o PPV e o PEO complexado com sal de lítio. O estudo dos sistemas vítreos visa estudar as mudanças dinâmicas e estruturais provocadas por tratamento térmico nas temperaturas de transição vítrea e de cristalização em vitro-cerâmicas preparadas com base em fluorindatos. Os eletrólitos poliméricos tem sido propostos para baterias ultrafinas e sensores, enquanto que o interesse nos sistemas vítreos esta na aplicação em dispositivos ópticos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAMBELLI, Caio Eduardo de Campos. Estudo por técnicas de ressonância magnética nuclear das propriedades físicas de novos eletrólitos poliméricos e vidros fosfatos. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.