Busca avançada
Ano de início
Entree

Características celulares e químicas das glândulas mandibulares de operárias e rainhas de Melipona bicolor provenientes de colônias poligínicas

Processo: 98/11321-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1998
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Regina Lúcia Morelli Silva de Moraes
Beneficiário:Luciana Fioretti Gracioli Vitti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Melipona bicolor

Resumo

Sendo Melipona bicolor uma das raras espécies de abelhas eussociais, onde a poliginia natural acontece com freqüência, e sendo as glândulas mandibulares importantes na regulação social da colônia, representando, em Apis, o instrumento de dominância da rainha sobre as operárias, pretende-se, no presente estudo, avaliar o grau de desenvolvimento, a síntese de lipídeos e os componentes químicos das glândulas mandibulares de operárias e rainhas desta espécie, provenientes de colônias poligínicas, através de técnicas de morfometria, de citoquímica ultra-estrutural e de cromatografia gasosa, respectivamente. O estudo visa contribuir para o estabelecimento das bases celulares è químicas do comportamento dos meliponíneos e para investigar o papel da poliginia em abelhas eussociais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRACIOLI-VITTI, LUCIANA F.; ABDALLA, FABIO CAMARGO; MORAES, REGINA L. M. SILVA DE; JONES, GRAEME R. The chemical composition of the mandibular gland secretion of Melipona bicolor Lepeletier, 1836 (Hymenoptera, Apidae, Meliponini): a comparative study among castes and sexes. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 15, n. 5, p. 777-781, Sept./Oct. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.