Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação e medição de campos ultrasônicos tridimensionais para caracterização de transdutores

Processo: 00/00074-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Eduardo Tavares Costa
Beneficiário:Hayram Nicacio
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transdutores para aplicações biomédicas   Ultrassonografia

Resumo

O ultra-som, por ser uma radiação não-ionizante, tem sido largamente empregado em equipamentos de imagem médica e de ensaios não-destrutivos, visando não só a obtenção de imagens de órgãos internos sem invasão dos tecidos, como também a sua caracterização por meio de análise da interação das ondas ultra-sônicas com os diferentes meios em que elas se propagam. O coração dos equipamentos de ultra-som é o transdutor, que pode ser um único disco cerâmico com características piezoelétricas, como também uma matriz de elementos cerâmicos em arranjos especiais (array transducers). A caracterização destes transdutores é de fundamental importância para a interpretação dos sinais obtidos, que representam a interação das ondas produzidas por estes transdutores com os meios em que são propagadas. Para esta caracterização, são propostos modelos matemáticos que geram o campo com sua difração inerente, e os resultados são comparados com os do mapeamento do campo real gerado pelos transdutores construídos usando hidrofones pontuais. Este procedimento é laborioso e demanda muito tempo, tanto para aquisição como para processamento dos sinais. Neste trabalho pretende-se desenvolver ferramentas computacionais para permitir a simulação e visualização do campo gerado por transdutores de diferentes formatos, usando técnicas novas baseadas no uso de hidrofones de larga área ativa (LAH). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NICACIO, Hayram. Simulação e mapeamento de campos ultra-sônicos para caracterização de transdutores utilizando os métodos pontual e angular. 2002. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.