Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação e medição de campos ultrasônicos tridimensionais para caracterização de transdutores

Processo: 00/00074-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Eduardo Tavares Costa
Beneficiário:Hayram Nicacio
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transdutores para aplicações biomédicas   Ultrassonografia

Resumo

O ultra-som, por ser uma radiação não-ionizante, tem sido largamente empregado em equipamentos de imagem médica e de ensaios não-destrutivos, visando não só a obtenção de imagens de órgãos internos sem invasão dos tecidos, como também a sua caracterização por meio de análise da interação das ondas ultra-sônicas com os diferentes meios em que elas se propagam. O coração dos equipamentos de ultra-som é o transdutor, que pode ser um único disco cerâmico com características piezoelétricas, como também uma matriz de elementos cerâmicos em arranjos especiais (array transducers). A caracterização destes transdutores é de fundamental importância para a interpretação dos sinais obtidos, que representam a interação das ondas produzidas por estes transdutores com os meios em que são propagadas. Para esta caracterização, são propostos modelos matemáticos que geram o campo com sua difração inerente, e os resultados são comparados com os do mapeamento do campo real gerado pelos transdutores construídos usando hidrofones pontuais. Este procedimento é laborioso e demanda muito tempo, tanto para aquisição como para processamento dos sinais. Neste trabalho pretende-se desenvolver ferramentas computacionais para permitir a simulação e visualização do campo gerado por transdutores de diferentes formatos, usando técnicas novas baseadas no uso de hidrofones de larga área ativa (LAH). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NICACIO, Hayram. Simulação e mapeamento de campos ultra-sônicos para caracterização de transdutores utilizando os métodos pontual e angular. 2002. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.