Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da função endotelial em tabagistas e não tabagistas tratados com nicotina de liberação transdérmica

Processo: 98/00081-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1998
Vigência (Término): 30 de abril de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Heitor Moreno Junior
Beneficiário:Maricene Sabha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Endotélio   Tabagismo   Hábito de fumar   Óxido nítrico   Nicotina

Resumo

É desconhecido se a nicotina administrada por via transdérmica causa efeitos vasculares. Os objetivos deste estudo são avaliar o papel da nicotina na gênese da disfunção endotelial observada em fumantes e se o uso coadjuvante desta droga na terapêutica da abstinência ao fumo causa alterações na responsividade vascular. Secundariamente, os efeitos da administração de nicotina transdérmica sobre o ritmo circadiano da pressão arterial também serão avaliados (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial). Os voluntários serão admitidos no HC-UNICAMP por 5 dias, quando será iniciado o período de abstinência ao fumo. Os voluntários receberam por via transdérmica ("disco adesivo") 21 mg de nicotina por dia. Estudos de complacência venosa serão então realizados diariamente, sendo avaliadas as respostas à infusão local de fenilefrina (12-7917 ng/min), bradicinina (1-258 ng/min) e nitroglicerina (50-3188 ng/min). Amostras de sangue (30 ml cada) e urina de 24 horas serão coletadas durante a internação. As curvas de dose-resposta à bradicinina e à nitroglicerina serão analisadas ajustando-as ao modelo sigmóide, estimando-se os valores de resposta máxima (Emax) e que causa 50% da resposta máxima (ED50%) para posterior análise estatística paramétrica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SABHA‚ M.; TANUS-SANTOS‚ J.E.; TOLEDO‚ J.C.Y.; CITTADINO‚ M.; ROCHA‚ J.C.; MORENO‚ H. Transdermal nicotine mimics the smoking-induced endothelial dysfunction. CLINICAL PHARMACOLOGY & THERAPEUTICS, v. 68, n. 2, p. 167-174, 2000.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SABHA, Maricene. Estudo da função endotelial em tabagistas e não tabagistas tratados com nicotina de liberação transdermica. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.