Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a infecção por Flavivirus brasileiros em macrófagos de camundongos

Processo: 00/00439-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Luiz Tadeu Moraes Figueiredo
Beneficiário:Veridiana Ester Dias de Barros Luiz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Microscopia eletrônica   ELISA   Macrófagos

Resumo

Pretende-se estudar a infecção de macrófagos intraperitoniais de camundongo com 14 flavivirus brasileiros e o vírus da febre amarela vacinal. Serão efetuadas dosagens das citocinas macrofágicas, Interleucina 1b, TNFa e TGFb e a ativação do sistema de produção de óxido nítrico nas células infectadas. Também, os macrófagos infectados serão estudados à microscopia eletrônica incluindo as técnicas de imunocoloração com ouro coloidal e de varredura. Com isto, pretende-se observar componentes virais em formação, partículas virais imaturas e maduras contidas nos macrófagos infectados e as alterações citopatogênicas, verificando eventuais diferenças quanto à citopatogenia e ao mecanismo de replicação dos flavivirus analisados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUIZ, Veridiana Ester Dias de Barros. Estudo sobre a infecção por Flavivirus brasileiros em macrófagos de camundongos. 2002. 124 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.