Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da trofaláxis na formação de hierarquias reprodutivas em operárias de Melipona quadrifasciata (Hymenoptera, Apidae, Meliponinae)

Processo: 99/10883-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Vera Lucia Imperatriz-Fonseca
Beneficiário:Felipe Andrés León Contrera
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Melipona   Reprodução animal

Resumo

A vida nas colônias de insetos sociais é dependente da troca de informações entre estes, que pode ocorrer através da trofaláxis. Ela pode ser definida como a troca de líquidos entre membros de uma mesma colônia, e geralmente ocorre através de contato bucal. Neste projeto procuraremos identificar alguns dos fatores que podem interferir no processo trofalático entre operárias de Melipona quadrifasciata, espécie nativa da Mata Atlântica. Verificaremos a influência do ambiente social e das condições alimentares no desenvolvimento ovariano de operárias, a possível correlação entre a dominância trofalática e o desenvolvimento ovariano de operárias, a importância dos primeiros contatos trofaláticos de uma operária no estabelecimento de sua dominância trofalática e o processo de restabelecimento da hierarquia trofalática após a remoção do indivíduo dominante. Outro objetivo será o de caracterizar os contatos trofaláticos em colônias típicas da espécie a ser estudada. Nas abelhas-sem-ferrão existem poucos trabalhos feitos sobre os mecanismos e conseqüências da trofaláxis, sendo que nenhum deles a relacionou com o desenvolvimento ovariano de operárias e, conseqüentemente, com a produção de machos. Como uma grande percentagem dos machos desse grupo são originários de ovos de operárias, é importante conhecermos os mecanismos de formação de hierarquias reprodutivas entre operárias, a fim de caracterizar com exatidão os mecanismos reprodutivos da colônia como um todo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTRERA, F. A. L.; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; KOEDAM, D. Trophallaxis and reproductive conflicts in social bees. Insectes Sociaux, v. 57, n. 2, p. 125-132, MAY 2010. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.