Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da alga marinha Pilayella littoralis na adsorção de metais: caracterização e aplicação analítica

Processo: 98/07268-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Joaquim de Araújo Nóbrega
Beneficiário:Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Algas marinhas   Adsorção (química)

Resumo

O projeto em questão tem como objetivos o estudo da alga marinha Pilayella litorralis e sua capacidade na adsorção de metais, o preparo de uma coluna de pré-concentração a partir desta biomassa e sua imobilização em um material inerte (sílica-gel), e sua aplicação na análise de metais em amostras de águas. As soluções analíticas foram monitoradas em um sistema de injeção em fluxo, acoplado a um espectrômetro de emissão atômica com plasma induzido (ICP-AES), no qual a coluna de pré-concentração foi incorporada, possibilitando o processamento das análises "on-line". Os possíveis grupos funcionais da alga, responsáveis pelo acúmulo de metais, serão caracterizados por ressonância magnética nuclear (RMN) e infra-vermelho (IV), para o melhor entendimento dos processos de adsorção envolvidos. A validação da metodologia proposta será efetuada usando-se experimentos de adição e recuperação, materiais certificados de referência, e espectrometria de absorção atômica com forno de grafite. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARRILHO‚ E.N.V.M.; FERREIRA‚ A.G.; GILBERT‚ T.R. Characterization of sorption sites on Pilayella littoralis and metal binding assessment using 113Cd and 27Al nuclear magnetic resonance. Environmental Science & Technology, v. 36, n. 9, p. 2003-2007, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.