Busca avançada
Ano de início
Entree

Efetividade das microondas na desinfeccao de um material utilizado para reembasamento imediato. efeito do tempo de exposicao.

Processo: 02/10649-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Pavarina
Beneficiário:Ewerton Garcia de Oliveira Mima
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Desinfecção   Micro-ondas

Resumo

A desinfecção deverá ser realizada para reduzir a contaminação cruzada por meio de próteses contaminadas entre o consultório e o laboratório de prótese. O objetivo desse estudo será avaliar o tempo de exposição mais adequado às microondas para inativação de quatro microrganismos patogênicos presentes em um material utilizado para reembasamento imediato (Tokuso Rebase). Corpos-de-prova (10 X 10 X 1 mm) serão confeccionados e submetidos à esterilização com óxido de etileno. A seguir, os corpos-de-prova serão individualmente inoculados com meio de cultura com um dos seguintes microrganismos: S aureus (gram-positivo), P. aeruginosa (gram-negativo), C. albicans (fungo) e, B. subtilis (aeróbico esporulado) e incubados por 48 horas a 37 C. Após a contaminação, 40 corpos-de-prova (n=10 para cada microrganismo) não serão desinfectados (GI - controle positivo). Os demais (n=200) serão divididos em cinco grupos e submetidos à desinfecção em microondas, a uma potência de 650 W em um dos tempos experimentais (GII- 5 min; GIII- 4 min; GIV - 3 min; GV - 2 min e GVI - 1 min). As suspensões em duplicata serão plaqueadas nas diluições seriadas de 10-3 a 10-6 em placas de Petri com meio de cultura seletivo para cada microrganismo. Após a incubação os números de unidades formadoras de colônias (ufc/mL) serão contados para verificarmos qual o tempo mais adequado de exposição às microondas para inativação dos microrganismos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIMA, Ewerton Garcia de Oliveira. Efeito do tempo de irradiação sobre a efetividade da desinfecção em microondas de uma resina para reembasamento. 2005. 151 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Odontologia Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.