Busca avançada
Ano de início
Entree

Fecundação in vitro e embriogênese precoce de oócitos bovinos maturados em meio quimicamente definido

Processo: 02/08671-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Rui Alberto Ferriani
Beneficiário:Alessandra Aparecida Vireque
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Células da granulosa   Embriogênese animal   Maturação in vitro   Meiose   Oócitos   Cultura de células

Resumo

A produção "in vitro" de embriões (PIV) envolve as etapas de coleta, maturação (MIV), fecundação (FIV) de oócitos e o cultivo de embriões. É uma biotécnica de amplo potencial de aplicação para as espécies humana e animal, no entanto, os resultados são pouco eficientes em função dos protocolos de MIV normalmente empregados. O estudo de condições de cultura adequadas e fatores necessários para a obtenção de um oócito potencialmente viável para a fecundação "in vitro" é extremamente importante, com aplicações imediatas na clínica e pecuária. É de interesse, neste momento, padronizar um método de indução da inibição da retomada da meiose (maturação nuclear), estabelecendo a co-cultura de hemi-secções de folículos ovarianos e oócitos imaturos, e testar no sistema de cultura de CG padronizado, a reversibilidade/viabilidade do bloqueio da maturação e os efeitos de diferentes suplementações sobre a MIV e capacitação do oócito para a FIV e desenvolvimento embrionário, bem como dar seqüência à avaliação do cross-talk oócito-CG durante a MIV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIREQUE, Alessandra Aparecida. Desenvolvimento embrionário in vitro de oócitos bovinos maturados em sistema de MIV quimicamente definido com macromoléculas sintéticas. 2008. 125 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.