Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e clonagem do cDNA codificador da profenoloxidase de "Apis mellifera"

Processo: 01/00954-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Zilá Luz Paulino Simões
Beneficiário:Anete Pedro Lourenço
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/00719-6 - Abelhas africanizadas: análise integrada do processo de africanização de Apis mellifera com foco sobre determinantes da fertilidade de zangões, rainhas e operárias, AP.TEM
Assunto(s):Apis mellifica

Resumo

Em insetos, a fenoloxidase (PO) desempenha importantes funções como participação na pigmentação e esclerotização, e ainda na cicatrização de ferimentos e reações de defesa. Esta enzima é encontrada na hemolinfa, como também na cutícula, como um precursor, a profenoloxidase (pro-PO). Reações peoteolíticas ativam a pro-PO através de serina- proteases. A caracterização e a purificação desta proenzima tem sido realizada em muitos insetos como em M. sexta, B. mori, H. cecropia, G. mellonella, H. diomphalia, C. erythrocephala, M. domestica, D. melanogaster, B. discoidalis, T. molitor e L. migratória. O cDNA para pro-PO em diversos insetos também tem sido caracterizado ( M. sexta, Bombyx mori, D. melanogaster, T. molitor, S. bullata, subalbatus, gambiae, H. cunea). Devido a importância deste precursor, nos propusemos clonar o cDNA para pro-PO em Apis meilifera, para posterior estudo da sua expressão ao longo do desenvolvimento. Isto será possivel com a elaboração de cDNA a partir de RNA extraído de pupas. O RNA poli (A)+ será purificado e PCRs serão feitas a partir de primers degenerados, desenhados a partir de homologias do gene para pro-PO encontradas em outros insetos. Os produtos das PCRs serão clonados e seqüenciados. O estudo da expressão será feito através de sondas utilizando-se o método de Northern Blot e a investigação da presença de mais de um gene para pro-PO, Southern blot. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENÇO, ANETE PEDRO; ZUFELATO, MARIA SALETE; BITONDI, MÁRCIA MARIA GENTILE; SIMÕES, ZILÁ LUZ PAULINO. Molecular characterization of a cDNA encoding prophenoloxidase and its expression in Apis mellifera. Insect Biochemistry and Molecular Biology, v. 35, n. 6, p. 541-552, Jun. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.