Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da aplicação de um peróxido de carbamida a 10% sobre a resistência ao desgaste de materiais restauradores estéticos submetidos à escovação

Processo: 01/07035-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Mônica Campos Serra
Beneficiário:Juliana Jendiroba Faraoni
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Escovação dentária   Materiais dentários

Resumo

O objetivo deste estudo "in vitro" tem como objetivo avaliar o efeito da aplicação de um gel clareador de peróxido de carbamida a 10% sobre a resistência ao desgaste de materiais restauradores estéticos submetidos à escovação. Serão avaliados cinco materiais restauradores: uma resina composta de micropartículas (Filtek A110/3M), uma resina composta híbrida (Charisma/ Heraus Kulzer), uma resina composta híbrida de alto escoamento - flow - (Wave/SDI), um cimento de ionômero de vidro modificado por resina (Fuji II LC Improved/GC) e uma resina composta modificada por poliácido (Dyract AP/Dentsply). Trinta corpos-de-prova de cada material restaurador serão confeccionados com o auxílio de matrizes cilíndricas de aço-inoxidável (4x2mm). Após uma semana, os espécimes serão submetidos ao acabamento e polimento com lixas de óxido de alumínio. Quinze unidades experimentais de cada material restaurador serão submetidas à aplicação de um gel clareador ou de um agente placebo durante 8 horas/dia. Nas 16 horas remanescentes, permanecerão em saliva artificial. Serão realizados 40 ensaios de escovação por dia, com 4,5 movimentos/segundo, carga de 400g e amplitude de excursão de 25mm, com a aplicação de 0,4ml de slurry de dentifrício e água. O mesmo protocolo de utilização de clareador ou placebo e de simulação de escovação será realizado por 28 dias. Os espécimes serão, então, avaliados quanto ao seu padrão desgaste em perfilômetro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARAONI-ROMANO, JULIANA JENDIROBA; TURSSI, CECILIA PEDROSO; SERRA, MONICA CAMPOS. Effect of a bleaching agent on abrasion of resin-based restoratives. AMERICAN JOURNAL OF DENTISTRY, v. 22, n. 3, p. 171-174, JUN 2009. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.