Busca avançada
Ano de início
Entree

Alteração dimensional e energia de ruptura de bases de próteses reembasadas: efeito da desinfecção por microondas

Processo: 02/11757-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Vergani
Beneficiário:Rosangela Seiko Seó
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Esterilização de instrumentos cirúrgicos   Resinas acrílicas

Resumo

Em um estudo prévio, foi verificada a efetividade da esterilização por meio das microondas (650W/6min) em corpos-de-prova de materiais reembasadores. Considerando que este tipo de energia poderia resultar em liberação de tensões das bases de prótese, além de uma reação complementar de polimerização dos materiais reembasadores, alterações dimensionais desses materiais e, conseqüentemente, das bases de prótese podem ocorrer e, dependendo de sua magnitude, podem ser clinicamente detectáveis. Assim, este estudo avaliará o efeito da desinfecção por microondas (650W/6min) sobre a alteração dimensional e energia de ruptura de bases de prótese reembasadas. Serão confeccionadas quarenta bases de prótese de resina termopolimerizável com 4 mm de espessura e 160 bases de prótese de 2 mm, sendo estas reembasadas (2 mm) com 4 materiais reembasadores. As bases serão divididas em 20 grupos de 10 cada e receberão um dos seguintes tratamentos: T1-sem tratamento, T2-desinfecção única, T3-desinfecção diária por um período de 7 dias e T4-imersas em água destilada por 7 dias. As mensurações de alteração dimensional serão realizadas entre pontos de referência presentes no modelo padrão metálico e reproduzidos nas bases de prótese, por meio de um Projetor de Perfil. Todas as bases serão submetidas ao teste de resistência à flexão (5 mm/min) para a obtenção da energia necessária para ruptura de cada base de prótese reembasada ou não. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URBAN, VANESSA MIGLIORINI; SEO, ROSANGELA SEIKO; GIANNINI, MARCELO; GALVAO ARRAIS, CESAR AUGUSTO. Superficial Distribution and Identification of Antifungal/Antimicrobial Agents on a Modified Tissue Conditioner by SEM-EDS Microanalysis: A Preliminary Study. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 18, n. 7, p. 603-610, OCT 2009. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.