Busca avançada
Ano de início
Entree

Itinerários xamânicos: ciência e política nas terras baixas da América do Sul

Processo: 01/09477-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Renato Sztutman
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Xamanismo   Epistemologia

Resumo

O tema de pesquisa aqui proposto é a pertinência do fenômeno do xamanismo na vastidão das Terras Baixas sul-americanas. Tem-se, por hipótese de trabalho, que tal fenômeno pode servir de via de acesso para uma discussão sobre uma certa lógica do pensamento e da ação ameríndia. Nesse sentido, o foco não recai neste ou naquele grupo indígena específico, e sim em um substrato de concepções e práticas, que, de um determinado ponto de vista, é capaz de reunir boa parte deles. Isso requer um esforço que não diz respeito apenas a um problema de ordem etnográfica, mas, sobretudo a um problema de ordem teórico-metodológica. Dessa maneira, esta pesquisa reúne três objetivos: 1. oferecer um balanço sistemático das etnografias disponíveis sobre as Terras Baixas Sul-Americanas que versam, direta ou indiretamente, sobre o tema do xamanismo, de maneira a refletir sobre os temas e abordagens vigentes; 2. desenvolver uma discussão teórica sobre a relação entre as matrizes epistemológicas e as práticas políticas, que podem ser avistadas de modo imbricado no xamanismo ameríndio; 3. refletir sobre a relação entre a teoria antropológica e etnografia americanista contemporâneas, tendo como gancho os temas levantados pelo estudo do fenômeno em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Os invisíveis querem ser vistos 

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SZTUTMAN, Renato. O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.