Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle biológico de helmintos: avaliação predatória de fungos nematófagos em larvas de nematóides de ovinos

Processo: 00/10322-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alvimar José da Costa
Beneficiário:Erika Barbosa Neves Graminha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico   Ovinos   Strongyloides

Resumo

Este projeto tem como objetivos selecionar espécies de fungos nematófagos de bolos fecais de ovinos e avaliar suas possíveis eficácias no biocontrole de larvas infectantes de Strongyloidea. Além de aprimorar técnicas laboratoriais de manipulação microbiana objetivando a obtenção de formulações para o biocontrole desses nematódeos. Será feito um levantamento das espécies de fungos nematófagos da região Nordeste do Estado de São Paulo, os quais serão identificados e avaliados quanto a sua capacidade predatória. A seguir serão selecionados os que resistirem à passagem pelo trato digestivo dos ovinos, preservando suas características e atividade nematófaga. Em seguida, 12 ovinos separados em quatro grupos serão submetidos à infecção com larvas de Strongyloidea, provenientes de coproculturas previamente identificada. Após 12 horas da infecção, receberão diferentes concentrações do fungo, sendo ao testemunho fornecido placebo. Em uma segunda fase, o teste será feito in vivo com dois grupos de 10 ovinos em pastagens conhecidamente infestadas. Desses animais serão feitos exames de McMaster, coproculturas, além de rastreamento larval na pastagem e Trecropsias para avaliação da atividade fúngica. Empregar-se-á o teste F para a análise de variância e o teste de Tukey para a comparação entre as médias. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRAMINHA, Erika Barbosa Neves. Isolamento e atividade predatória de fungos nematófagos sobre nematóides gastrintestinais de ovinos da micro região de Jaboticabal - SP. 2004. vi,72 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.