Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização eletroanalítica e espectrofotométrica de banhos alcalinos, na presença de sorbitol e/ou glicerol e EDTA, para eletrodeposição de ligas de Fe/Zn e caracterização química, física e morfológica dos filmes de Fe/Zn

Processo: 01/13740-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Ivani Aparecida Carlos
Beneficiário:Lúcio Leonel Barbosa
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Potenciometria   Eletroanalítica   Eletrodeposição

Resumo

Nosso grupo de pesquisa tem se especializado no estudo de banhos de eletrodeposição de metais puros e ligas. Dentro desta linha de pesquisa, um dos temas mais atuais é o desenvolvimento de eletrólitos menos agressivos, tóxicos e corrosivos, que os de uso industrial. Um dos sistemas de interesse do nosso grupo é o da eletrodeposição de Fe/Zn, onde banhos de deposição ácidos contendo cloretos ou sulfatos serão substituídos por agentes complexantes não-tóxicos, como sorbitol e/ou glicerol e o sal do ácido etilenodiamintetraacético em meio alcalino. O motivo principal que leva ao estudo de banhos com baixo grau de agressividade e corrosividade para deposição de liga Fe/Zn se deve ao fato desta liga ser muito utilizada industrialmente e à problemática envolvida com a disposição destes eletrólitos no meio ambiente (que está relacionada à certificação da ISO 14000). Nestes estudos, estaremos buscando não-somente compreender a cinética do processo de deposição, como também realizar as caracterizações eletroanalíticas dos banhos de deposição; morfológica, química e física dos filmes de Fe/Zn. Além disso, a compreensão das razões para comportamento consistente ou não destes eletrólitos, em determinadas condições eletroquímicas e químicas é de grande interesse tecnológico, pois este conhecimento nos auxiliará na produção de filmes com condições adequadas de aplicabilidade. Também estes estudos nos darão subsídios para o tratamento de efluentes industriais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITO, G. A. O.; LOPEZ, M. C.; BROGGI, R. L.; CARLOS, I. A.; BARBOSA, L. L. Fe-Zn film stripping voltammetry: theoretical and experimental study. Electrochimica Acta, v. 50, n. 24, p. 4710-4714, Aug. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.