Busca avançada
Ano de início
Entree

Tradução comentada da "apologia per GALILEO" de Tommaso Campanella

Processo: 99/05548-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Carlos Arthur Ribeiro Do Nascimento
Beneficiário:Emanuela Dias de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Renascimento   Ciência

Resumo

Pretende-se elaborar uma tradução comentada Ma "Apologia per Galileu", de Tommaso Campanella, e recolher material entre os comentadores para a elaboração de uma introdução a essa tradução. O interesse por tal trabalho vincula-se à importância que a obra possui dentro do contexto da revolução científica dos séculos XVI e XVH concernente aos debates entre os teólogos e os cientistas da natureza - debate entre a ciência e a fé. O confronto entre as concepções religiosas e a filosofia natural fez-se mais acirrado devido a dois principais fatores: a revolução científica de Galileu e a atuação do tribunal da Santa Inquisição, influenciado pela exegese bíblica tradicional. Foi nesse período que houve a solicitação, por parte de um dos membros do citado Tribunal, cardeal Benedeto Gaetani, do parecer teológico de Tommaso Campanella, que o leva a redigir a "Apologia pro Galilaeo" - escrita primeiramente em latim e depois vertida para o italiano. Busca-se, então, contribuir para o esclarecimento das relações entre ciência e fé. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Emanuela Dias de. Apologia de Galileu por Tomaz Campanella : introdução e tradução. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.