Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in situ da textura superficial de resinas compostas submetidas a procedimentos de acabamento e polimento, em função do tempo

Processo: 01/00311-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Mônica Campos Serra
Beneficiário:Cecilia Pedroso Turssi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Polimento dentário   Resinas compostas   Rugosidade superficial

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar, através de um modelo experimental in situ, a rugosidade superficial de resinas compostas, submetidas a diferentes técnicas de acabamento e polimento, em função do tempo. Quinze voluntários utilizarão durante 28 dias consecutivos dispositivos acrílicos intra-bucais, contendo corpos-de-prova confeccionados com uma resina composta de micropartículas e com uma resina composta híbrida. Os espécimes de dimensões padronizadas serão submetidos ao acabamento e polimento com um sistema de discos de lixa de óxido de alumínio (Sof Lex Pop On- 3M), com pontas de resina impregnadas com óxido de alumínio (Enhance - Dentsply), com pontas diamantadas nas granulaçôes F e FF (KG Sorensen), com pontas diamantadas associadas ao uso de discos Sof Lex Pop On ou com pontas diamantadas seguidas da utilização do sistema Enhance. O grupo controle não receberá acabamento e polimento, sendo apenas polimerizado de encontro à superfície de uma tira de poliéster. A rugosidade superficial dos materiais será quantificada através do parâmetro Ra medido a partir de seis segmentos lineares predeterminados em cada corpo-de-prova, imediatamente após os procedimentos de acabamento e polimento (T0) e após 1 (T1), 2 (T2), 3 (T3), 7 (T7), 14 (T14), 21 (T21) e 28 (T28) dias de permanência no meio bucal. Os valores de rugosidade superficial, obtidos ao longo do período experimental, serão considerados para a análise estatística. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TURSSI, CECILIA P.; FARAONI, JULIANA J.; MENEZES, MÁRCIO DE; SERRA, MÔNICA CAMPOS. Analysis of potential lubricants for in vitro wear testing. Dental Materials, v. 22, n. 1, p. 77-83, Jan. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TURSSI, Cecilia Pedroso. Comportamento de resinas compostas dentais diante de fenômenos tribológicos: influência de aspectos microestruturais e de condições de contato. 2005. 123 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.