Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulacao perfeita para redes com perdas.

Processo: 00/01375-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade
Pesquisador responsável:Nancy Lopes Garcia
Beneficiário:Nevena Maric
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Considere uma rede de chamadas telefônicas em um cabo na reta, o ponto inicial de uma chamada chega de acordo com um processo de Poisson e seu comprimento tem uma distribuição G com média finita. O tempo (duração) de cada chamada é uma variável aleatória exponencialmente distribuída de média 1. Suponha que o cabo tenha uma capacidade máxima de C chamadas, isto é, uma chamada iniciando em s e terminando em t só pode ser completada se em nenhum ponto do intervalo [s,t] o cabo já tenha C chamadas. Neste caso, Ferrari e Garcia (1998) provaram que, se a intensidade do processo de Poisson é pequena, o processo Markoviano descrito acima é ergodico, porém sua medida invariante "e dada em termos de uma fila com infinitos servidores condicionada em que a fila tenha menos de C clientes. A fim de simular a distribuição invariante, métodos de Monte Carlo podem ser utilizados, entretanto estes métodos garantem somente uma aproximação para a medida invariante. Novas técnicas de simulação perfeita desenvolvidas por Fernández, Ferrari e Garcia (1999) possibilitam a simulação da medida invariante do processo infinito (na reta) visto em uma janela finita. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARIC, Nevena. Simulação perfeita para redes com perdas. 2002. 71 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.