Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da oxidação de metanol em platina policristalina por espectroscopia de impedância

Processo: 99/00226-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1999
Vigência (Término): 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ernesto Rafael Gonzalez
Beneficiário:Dayse Caldas de Azevedo
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/00692-0 - Eletrocátalise: parte II, AP.TEM
Assunto(s):Células de combustível   Cinética química   Eletro-oxidação   Oxidação química   Metanol   Espectroscopia de impedância

Resumo

A eletrooxidação de alcoóis é tema bastante atual, em vista do crescente interesse na conversão eletroquímica de energia. O desenvolvimento de catalisadores eficientes está possibilitando que o metanol já seja usado diretamente em células a combustível. Melhorias adicionais no desempenho desses catalisadores passam por uma ampliação do conhecimento do mecanismo da reação, com base em estudos cinético/mecanisticos. Nesse trabalho, será determinada a cinética e o mecanismo da oxidação de metanol em eletrodos de platina monocristalina utilizando preferencialmente a técnica de espectroscopia de impedância. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIZCANO-VALBUENA‚ W.H.; DE AZEVEDO‚ D.C.; GONZALEZ‚ E.R. Supported metal nanoparticles as electrocatalysts for low-temperature fuel cells. Electrochimica Acta, v. 49, n. 8, p. 1289-1295, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.