Busca avançada
Ano de início
Entree

Expansão da fronteira agrícola na Amazônia e suas implicações na ciclagem de N nos sistemas naturais adjacentes

Processo: 08/51343-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 26 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Adelaine Michela e Silva Figueira
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia florestal   Florestas tropicais   Amazônia   Ciclo do nitrogênio   Leguminosae   Fixação de nitrogênio   Mudança climática

Resumo

As florestas tropicais são reconhecidas por sua alta circulação de nitrogênio, e por esse motivo a recente expansão dos cultivos de leguminosas fixadoras de nitrogênio (N) como a soja, em direção a estes ambientes gera preocupação no que diz respeito às possíveis alterações no ciclo deste elemento neste sistema. Dentro deste contexto este estudo se propõe a investigar o destino do maior aporte de nitrogênio fixado pela soja e quais os efeitos deste nos ecossistemas naturais adjacentes (floresta). Para elucidar esta questão, serão quantificadas as entradas e saídas deste elemento em um sistema agrícola (com cultivo de soja) e em um sistema natural adjacente ao cultivo (floresta) bem como na transição entre os dois sistemas. A área de estudo localiza-se na Fazenda Tanguro (13.04°S, 52.23°W) no município de Canarana, Estado de Mato Grosso ao longo da fronteira agrícola no centro sul da Amazônia Brasileira, onde este processo de expansão agrícola tem ocorrido em grande intensidade. Serão realizadas medidas que incluem: quantificação da fixação biológica de N, utilizando a composição isotópica de N e concentrações de N em vegetação e solo, além de quantificação das taxas de mineralização e nitrificação do N no solo, deposição seca e úmida e lixiviação de N, em áreas de floresta, soja e na interface soja-floresta. As coletas serão realizadas durante o período de um ano, enfatizando os períodos pré cultivo, cultivo, colheita e pós colheita da soja. Este estudo fornecerá informações sobre as diferenças na ciclagem de nitrogênio nestas duas fisionomias distintas, e principalmente, investigará as influências da nova corrente de transformação da paisagem na Amazônia e as conseqüências dos maiores aportes de nitrogênio decorrentes deste processo no sistema natural remanescente e no meio aquático. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA FIGUEIRA, ADELAINE M. E.; DAVIDSON, ERIC A.; NAGY, R. CHELSEA; RISKIN, SHELBY H.; MARTINELLI, LUIZ A. Isotopically constrained soil carbon and nitrogen budgets in a soybean field chronosequence in the Brazilian Amazon region. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-BIOGEOSCIENCES, v. 121, n. 10, p. 2520-2529, OCT 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEIRA, Adelaine Michela e Silva. O cultivo da soja na região sudeste da Amazônia e suas implicações na dinâmica de nitrogênio. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.