Busca avançada
Ano de início
Entree

Juventude e vida sexual: estudo do comportamento reprodutivo e de seu imaginário social entre estudantes universitários da Universidade de São Paulo

Processo: 98/10794-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1998
Vigência (Término): 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Neia Schor
Beneficiário:Kátia Cibelle Machado Pirotta
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde reprodutiva   Anticoncepção   Adolescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescencia | Anticoncepcao | Genero | Juventude | Mulher | Saude Reprodutiva

Resumo

Os estudos na área de saúde reprodutiva têm relatado que as mulheres iniciam sua vida sexual no final da adolescência, sem o uso adequado de contraceptivos, acarretando uma gravidez não planejada e, muitas vezes, um aborto. Observa-se, ainda, uma alta incidência de DSTs e do HIV/AIDS entre os estratos mais jovens da população. A precariedade com que jovens e adolescentes vivenciam a saúde reprodutiva e a contracepção apontam para a necessidade de se realizar pesquisas nesse campo, junto aos diversos segmentos sociais da juventude. O presente projeto tem por objetivo estudar o comportamento reprodutivo entre jovens universitários da USP, visando caracterizar sua trajetória reprodutiva e os valores que orientam as opções ligadas à regulação da fecundidade no grupo. Para tanto, será empregada metodologia estatística e, num segundo momento, técnica de análise de discurso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KÁTIA CIBELLE MACHADO PIROTTA; NÉIA SCHOR. Intenções reprodutivas e práticas de regulação da fecundidade entre universitários. Revista de Saúde Pública, v. 38, n. 4, p. 495-502, . (98/10794-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIROTTA, Kátia Cibelle Machado. Não há guarda-chuva contra o amor: estudo do comportamento reprodutivo e de seu universo simbólico entre jovens universitários da USP.. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.