Busca avançada
Ano de início
Entree

Fenologia de vegetação de duna da praia da fazenda, Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, Ubatuba, SP

Processo: 96/08000-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1997
Vigência (Término): 31 de janeiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Leonor Patricia Cerdeira Morellato
Beneficiário:Eliane Cristina Romera
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Fenologia   Restinga

Resumo

O estudo fenológico será desenvolvido numa área de dunas baixas, localizada na Praia da Fazenda, Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba, Ubatuba, São Paulo (44º48- 44º-52 W e 23º20-20º22'S). O clima da região é tropical chuvoso, com média anual da temperatura em torno de 21ºC e pluviosidade anual em tomo de 2400mm. Num estudo preliminar a vegetação de duna foi dividida em vegetação herbácea e arbustivo-arbórea e foram identificadas 40 espécies, classificadas segundo seu hábito em herbáceo (Lantana camara), arbustivo (Crotalaria vitellina e Dalbergia ecastophylum), arbóreo (Guapira òpposita e Schinus terebinthifolius) e lianas (Mikania cordifolia e Ipomoea cairica). Será marcada uma transecção de 1500 metros de extensão na região limítrofe entre a vegetação herbácea e vegetação arbustivo-arbórea. Nesta transecção serão marcados 30 pontos distando 50 m entre si. A cada ponto serão observadas mensalmente as fenofases, floração, frutificação, brotamento e queda foliar. Os padrões fenológicos encontrados para esta vegetação serão relacionados com fatores abióticos como precipitação, temperatura, velocidade e direção do vento e maré e também com o hábito e modo de dispersão os dados fenológicos da vegetação de duna da região serão comparados com estudos realizados em outros tipos de vegetação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMERA, Eliane Cristina. Estudo fenológico em vegetação de duna do sudeste do Brasil. 97 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.