Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos químicos do citocromo P-450: oxigenação de ligações C-H de alcanos catalisadas por metaloporfirinas sintéticas

Processo: 00/15025-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Yassuko Iamamoto
Beneficiário:Fábio da Silva Vinhado
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema enzimático do citocromo P-450   Carbono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carbono Primario | Regioseletividade

Resumo

A busca por sistemas catalíticos capazes de promover a inserção regioseletiva de um átomo de oxigênio em carbonos primários de alcanos lineares tem sido um desafio para os químicos ao longo dos anos. Tal função é exercida nos sistemas biológicos pelas enzimas monooxigenases da família do citocromo P-450. Neste sentido, este projeto tem o objetivo de utilizar metaloporfirinas sintéticas, que são modelos químicos das monooxigenases do citocromo P-450, como catalisadores em reações de oxigenação do pentano por iodosilbenzeno. Os complexos manganês(III) 5,10,15,20- tetra(pentafluorofenil)porfirina; manganês(III)5,10,15,20-tetra(2,3,5,6-tetrafluoro-4-trimetilamônio)porfirina e manganês (III) 5,10,15,20-tetra(2,6-dicloro-3-sulfonatofeníl)porfirina em solução homogênea e ligados a matrizes rígidas (suportados na superfície de sílica gel quimicamente modificada, encapsulados na zeólita e confinados na matriz de sílica via processo sol gel) serão usados como catalisadores em diferentes sistemas de solventes de modo a se obter produtos provenientes da oxigenação de carbono primário. Uma vez conseguida a alteração no padrão de reatividade do alcano linear, com o favorecimento da posição primária menos reativa, as espécies intermediárias, bem como os fatores responsáveis por esta regioseletividade serão estudados. Várias técnicas serão usadas na caracterização das Mn(III)porfirinas e Mn(III)porfirinas-suportes; incluindo UV-Vis, RMN, espectro de massa FAB, análise elementar e TGA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VINHADO, Fábio da Silva. Modelos químicos do citocromo P-450: oxigenação de ligações C-H de alcanos catalisadas por metaloporfirinas sintéticas. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.