Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica das espécies do gênero lamontichthys (Ostariophysi: Siluriformes: Loricariidae)

Processo: 02/01341-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mônica de Toledo-Piza Ragazzo
Beneficiário:Andrea de Carvalho Paixão
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Região neotropical   Ictiologia   Loricariidae   Sistemática   Zoologia (classificação)

Resumo

O objetivo principal deste projeto é a revisão taxonômica do gênero Lamontichthys P. de Miranda-Ribeiro, 1939 (Siluriformes, Loricariidae). Existem, atualmente, cinco espécies nominais no gênero, das quais quatro reconhecidas como válidas, que ocorrem na América do Sul, nos rios das bacias Amazônica e do Onnoco e na bacia do lago Maracaibo, na Venezuela. O exame preliminar de exemplares de Lamontichthys revelou a existência de pelo menos uma espécie nova, e, além disso, mostrou que estimativas atuais sobre a distribuição geográfica das espécies estão desatualizadas. Além do estudo taxonômico, uma análise de caracteres (osteológicos) será realizada com o objetivo de se testar hipóteses sobre o monofiletismo do gênero. O aumento do conhecimento sobre a sistemática de Lamontichthys, fornecerá subsídios para estudos visando o entendimento das relações de parentesco dos Loricariidae, a maior família de bagres do mundo e uma das mais complexas em termos taxonômicos, e também atualizará informações sobre a diversidade e distribuição dos peixes de água doce Neotropicais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAIXAO, ANDREA DE CARVALHO; TOLEDO-PIZA, MONICA. Systematics of Lamontichthys Miranda-Ribeiro (Siluriformes: Loricariidae), with the description of two new species. Neotropical Ichthyology, v. 7, n. 4, p. 519-568, DEC 18 2009. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.