Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem do escoamento em evaporadores de serpentina com tubos aletados

Processo: 99/00029-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:André Luiz Seixlack
Beneficiário:Paulo Eduardo Lopes Barbieri
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Evaporadores

Resumo

Neste projeto de pesquisa, propõe-se a análise do escoamento em evaporadores de serpentina com tubos aletados, comuns em sistemas de refrigeração e ar-condicionado. Essa análise envolve o escoamento do fluido refrigerante no interior dos tubos e o escoamento de ar, em contracorrente, do lado externo dos tubos. No interior dos tubos o escoamento é dividido em uma região bifásica líquido-vapor e outra em que o refrigerante encontra-se completamente vaporizado. Na região bifásica o escoamento será considerado homogêneo, ou seja, serão consideradas condições de equilíbrio térmico e hidrodinâmico entre as fases. Inicialmente, condições de regime permanente serão assumidas e posteriormente será analisada a resposta dinâmica do evaporador às variações das condições de operação do sistema O modelo será validado comparando os seus resultados com os dados experimentais disponíveis na literatura e/ou fornecidos por fabricantes de evaporadores. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBIERI, Paulo Eduardo Lopes. Análise dinâmica de evaporadores de serpentina com tubos aletados. 130 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.