Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de viabilidade técnica e econômica de produção de componentes constrytivos para habitação social utilizando preferencialmente madei ra de rejeito comercial proveniente de plantios florestais

Processo: 02/05840-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Akemi Ino
Beneficiário:Maristela Gava
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sustentabilidade   Habitação   Eucalipto   Madeira   Tecnologia

Resumo

Na busca de soluções que visem à redução do déficit habitacional no Brasil, muito tem sido pesquisado no sentido de implantar novas técnicas construtivas e novos materiais que tenham como princípios básicos a sustentabilidade social, ambiental, política e econômica. Neste ínterim, a madeira originária de florestas plantadas apresenta-se como o material construtivo mais adequado tanto por seu caráter renovável como por possibilitar o desenvolvimento de técnicas de pré-fabricação de fácil assimilação. Entretanto, apesar do potencial florestal e madeireiro, comparando com outros países, o Brasil apresenta um baixo consumo de madeira, bem como uma produção insuficiente de produtos e componentes para habitação. Observando esses dados, este trabalho pretende reunir informações que permitam traçar um panorama da produção brasileira de habitação em madeira de reflorestamento. Ao mesmo tempo, pretende traçar um paralelo com a produção internacional de habitação, bem como identificar os principais problemas que dificultam o desenvolvimento de técnicas mais avançadas de pré-fabricação de componentes para habitação, tendo em vista a facilidade de execução e a redução dos custos de produção. No âmbito desta pesquisa, será feito um recorte, estudando especificamente o emprego do eucalyptus pelo fato deste ser o gênero que melhor se adaptou às condições de solo e clima brasileiros sendo, consequentemente, encontrado em maior abundância, porém com uma baixa utilização em habitação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAVA, Maristela. Viabilidade técnica e econômica da produção de componentes construtivos para habitação social utilizando madeira serrada de pinus de terceira classe de qualidade. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.