Busca avançada
Ano de início
Entree

Instrumentação inteligente para aplicações aeroespaciais

Processo: 96/12317-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 1997
Vigência (Término): 31 de março de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Takashi Yoneyama
Beneficiário:Laurizete dos Santos Camargo
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Redes neurais (computação)   Sistemas não lineares

Resumo

Este trabalho visa pesquisar técnica de Inteligência Artificial em aplicações de processamento de sinais e controle automático de sistemas aeroespaciais, inclusive, por exemplo, o desenvolvimento de novos procedimentos para calibração semi-automática de instrumentos de medidas, como balanças utilizadas em túneis de vento[1], reconhecimento de padrões, filtragem adaptativa, bem como metodologias para projeto de auto-pilotos de alto desempenho. O modelamento de sistemas não lineares complexos como os encontrados na área aeroespacial podem ser tratados através da utilização de redes neurais, lógica difusa, algoritmos evolutivos, entre outros, têm apresentado bons resultados [2][3]. Neste contexto busca-se novas abordagens, para aumentar o desempenho de sistemas aeroespaciais através de compensação das imperfeições do modelo, redução de distúrbios exógenos, aumento de tolerância a falhas, tomadas automáticas de decisão, de modo a se obter equipamentos confiáveis que requerem autopilotos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMARGO‚ LS; YONEYAMA‚ T. Specification of training sets and the number of hidden neurons for multilayer perceptrons. NEURAL COMPUTATION, v. 13, n. 12, p. 2673-2680, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.