Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e computação do equilíbrio multifásico de fluidos e fenômenos críticos em solubilidades de polímeros em misturas de dióxido de carbono supercrítico + CO-solvente

Processo: 01/13822-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Martin Aznar
Beneficiário:Pedro Felipe Arce Castillo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros (química orgânica)

Resumo

Este projeto visa modelar computacionalmente o equilíbrio multifásico e predizer os fenômenos que acontecem perto da região critica, tais como janelas de solubilidade, efeito de co-solvente e buracos de duas fases LV em superfícies de três fases LLV em sistemas complexos, tais como: polímero - CO2 - co-solvente, fazendo uso de equações de estado não cúbicas, que possuem algum embasamento teórico, como modelos termodinâmicos; as equações estudadas são a equação da Teoria Simplificada da Cadeia Dura Perturbada (Simplified Perturbed Hard Chain Theory, SPHCT) e a de Sanchez-Lacombe (SL), ambas na faixa de altas pressões. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARCE‚ P.; AZNAR‚ M. Modeling the phase behavior of commercial biodegradable polymers and copolymer in supercritical fluids. Fluid Phase Equilibria, v. 238, n. 2, p. 242-253, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.