Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos anatômicos em espécies de Forsteronia G. Mey. (Apocynaceae) de Cerrado

Processo: 01/05341-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2002
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Marilia de Moraes Castro
Beneficiário:Maria Carolina Scatolin Do Rio
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Histoquímica   Plantas   Apocynaceae   Cerrado

Resumo

Vinculado ao projeto temático que estudara a morfologia, anatomia, histoquímica e ultra-estrutura de plantas de cerrado (senso lato) do estado de São Paulo (BIOTAFAPESP proc. no 00/12469-3), o presente projeto elegeu quatro espécies de Forsteronia que integram a família Apocynaceae. Dentre as espécies selecionadas, F. australis e muito semelhante a F. glabrescens e F. pubescens pode ser facilmente confundida com F. thyrsoidea. Diante da escassez de dados anatômicos observada para os representantes de Forsteronia, e necessária investigar a estrutura foliar e floral, uma vez que pesquisas desta natureza ainda não foram realizadas nas espécies brasileiras de cerrado. Estes estudos poderão constituir-se em importantes contribuições para a identificação e o conhecimento de caracteres que auxiliem na taxonomia do gênero, facilitando a distinção de espécies semelhantes ou próximas, que são difíceis de serem diferenciadas pela morfologia externa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA CAROLINA S. RIO; LUIZA S. KINOSHITA; MARÍLIA M. CASTRO. Anatomia foliar como subsídio para a taxonomia de espécies de Forsteronia G. Mey. (Apocynaceae) dos cerrados paulistas. Rev. bras. Bot., v. 28, n. 4, p. -, Dez. 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIO, Maria Carolina Scatolin Do. Estudos anatomicos em especies de Forsteronia G.Mey. (Apocynaceae) de cerrado. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.