Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização de partículas de ácido hialurônico para a encapsulação e liberação controlada de bioativos

Processo: 02/12119-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Helena Andrade Santana
Beneficiário:Tatiana Miyuki Ogawa Kubo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido hialurônico   Liberação controlada de fármacos   Encapsulação   Teste de biocompatibilidade

Resumo

O ácido hialurônico, mucopolssacarídeo presente nos tecidos conjuntivos de animais, possui importantes aplicações na área médica, e recentemente tem sido estudado como sistema carreador de fármacos, devido à sua capacidade de encapsulação e liberação controlada, biocompatibilidade, biodegradabilidade, não imunogenicidade e propriedades mucoadesivas. Neste trabalho propõe-se um estudo da preparação de partículas de ácido hialurônico pelo método de emulsificação e evaporação de solvente, utilizando temperatura como agente de ligação cruzada para conferir resistência mecânica às partículas. O estudo abordará a influência de parâmetros do processo, tais como: concentração e massa molecular do ácido hialurônico, concentração de emulsificante e agitação, na morfologia, diâmetro médio e distribuição de tamanhos, estabilidade e capacidade de encapsulação de proteínas, das partículas produzidas. A agitação será avaliada usando agitadores mecânicos de alto cisalhamento, visando a redução de tamanhos e também com a perspectiva de obtenção de nanopartículas. A albumina de soro bovino será usada como proteína modelo nos estudos desta primeira etapa, enquanto que proteínas alergênicas serão encapsuladas em uma segunda etapa. Os resultados obtidos contribuirão para o desenvolvimento do processo de produção de partículas de ácido hialurônico, com importantes aplicações tanto na indústria farmacêutica como cosmética. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUBO, Tatiana Miyuki Ogawa. Preparação e caracterização de microparticulas de hialuronato de sodio para encapsulação e liberação controlada de proteinas para aplicação nasal. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.