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Concepções e capacitação do educador acerca do abuso sexual sofrido por crianças e suas implicações para a discussão e a denúncia

Processo: 00/01387-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Rachel de Faria Brino
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Capacitação profissional   Professores   Delitos sexuais   Violência contra o menor   Psicologia da criança

Resumo

O abuso sexual parece ser uma das mais sérias e desafiantes questões enfrentadas em nossa sociedade (Vogeltanz & Drabman, 1995; Peterson,1995). O presente estudo terá como enfoque o abuso sexual. O abuso sexual pode ser definido, como qualquer interação, contato ou envolvimento da criança em atividades sexuais que ela não compreende, não consente, violando assim as regras sociais e legais da sociedade (Pires, 1999). O estudo têm por objetivos: 1) realizar um levantamento das concepções que educadores de EMEIS - Escolas Municipais de Ensino Infantil têm acerca do abuso sexual e 2) realizar intervenção com tais educadores. Serão participantes da pesquisa 48 educadores de EMEIS. Serão feitas entrevistas com os participantes, baseadas em roteiro previamente construído. A intervenção será realizada com os participantes divididos em três grupos e serão construídos dois instrumentos, um questionário de afirmações e o Diário sobre Abuso Sexual. Como forma de avaliar a intervenção serão feitas avaliações orais e escrita. (AU)

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