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Análise da microestrutura e das propriedades de transporte de massa de concretos com vistas a avaliação de suas durabilidades

Processo: 96/06593-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1996
Vigência (Término): 31 de março de 1998
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Vahan Agopyan
Beneficiário:Neide Matiko Nakata Sato
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Concreto

Resumo

A penetração de agentes agressivos ao concreto como a umidade, o gás carbônico, o gás sulfídrico, o anidrido sulfuroso e os íons cloreto depende da microestrutura do material, das condições de exposição e das características das substâncias difusoras. O concreto por sua vez não é homogêneo no que se refere â sua porosidade devido às diferenças no grau de hidratação decorrentes das diferenças no teor de umidade ao longo do material, à medida que se afasta da superfície exposta ao meio ambiente. Nesta pesquisa será estudada a evolução da microestrutura e das propriedades de transporte de massa em concretos com cimento Portland comum do mercado e com cimento com adição de escória. A seleção dos materiais foi feita considerando-se a tendência mundial de uso de concretos de menor porosidade, obtidos com cimentos com adição. Escolheu-se a escória por ser um rejeito industrial de volume significativo no Brasil (JOHN, 1995) e também pelo fato de que os últimos trabalhos realizados no país não terem abordado a questão da microestrutura e dos fenômenos de transporte de massa (MARQUES, 1994 e BAUER, 1995). Observou-se que no exterior, esta questão é mais estudada em cimentos com adição de cinza volante e materiais pozzolânicos. (AU)