Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de pós de zircônia estabilizada com tamanho nanométrico de partículas

Processo: 98/09976-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1998
Vigência (Término): 30 de setembro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Eliana Navarro dos Santos Muccillo
Beneficiário:Sandra Kiyoko Tadokoro
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pós cerâmicos   Zircônia parcialmente estabilizada com óxido de magnésio   Sinterização

Resumo

Este plano de trabalho prevê a síntese e a caracterização elétrica e micro-estrutural de cerâmicas de zircônia estabilizada com magnésia, ítria ou céria, pela técnica da coprecipitação. O principal objetivo é a otimização do processamento para a obtenção de pós-cerâmicos com tamanho de partículas nanométrico. Corpos de prova serão preparados por compactação seguida de sinterização. Durante estas etapas de processamento, diversas propriedades físicas dos pós e das cerâmicas serão aferidas por meio das técnicas convencionais de caracterização como, por exemplo, análises térmicas, análise da distribuição de tamanho de partículas, difratometria de raios X, microscopia eletrônica, dilatometria e outras. Pretende-se estabelecer um roteiro otimizado que permita obter cerâmicas sinterizadas com alta densificação, microestrutura homogênea é baixa resistividade elétrica. Este projeto de pesquisa prevê também o treinamento da bolsista em técnicas de síntese e de caracterização de materiais cerâmicos. Para o desenvolvimento da parte experimental será utilizado, como precursor o óxido hidratado de zircônio produzido na Usina Piloto do IPEN. Outros reagentes e materiais necessários têm suporte financeiro de projeto FAPESP. As análises serão realizadas nos laboratórios disponíveis nos Departamentos de Engenharia de Materiais e de Caracterização de Materiais do IPEN. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TADOKORO, Sandra Kiyoko. . 2000. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.