Busca avançada
Ano de início
Entree

Citotaxonomia e aspectos evolutivos de especies de laelia lindl sectio parviflorae ( orchidaceae) de campos rupestres brasileiros.

Processo: 02/07750-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2002
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Eliana Regina Forni Martins
Beneficiário:Julia Yamagishi Costa
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Orchidaceae   Citotaxonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bandamento C | Bandamento Cma/Dapi | Citotaxonomia | Laelia | Orchidaceae

Resumo

A família Orchidaceae é uma das maiores famílias de fanerógamas conhecidas, possuindo cerca de 25.000 espécies. Destas, 1466 espécies, distribuídas em 43 gêneros, pertencem à subtribo Laeliinae Bentham. Dentro do gênero Laelia Lindl. são incluídas sete seções, sendo que as seções Laelia, Podolaelia e Calolaelia ocorrem no México e América Central, e as seções Cattleyoides, Hadrolaelia, Microlaelia e Parviflorae são exclusivamente brasileiras. A situação da seção Parviflorae, constituída por cerca de 29 espécies, do ponto de vista taxonômico, é complexa, devido à alta variabilidade intra-específica e ao aparecimento de indivíduos com características intermediárias entre espécies previamente aceitas. Estudos citogenéticos dentro da seção Parviflorae são extremamente escassos, sendo documentados números cromossômicos para 16 espécies de Laelia, com o número básico de x=20 para todas. O presente trabalho tem por objetivo a análise cariotípica, com técnicas convencional, bandamentos C e CMA/DAPI e hibridação in situ, de cinco espécies do gênero Laelia, seção Parviflorae, ocorrentes em simpatria nos campos rupestres brasileiros, e possíveis híbridos ocorrentes no local. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMAGISHI-COSTA, JULIA; FORNI-MARTINS, ELIANA REGINA. Chromosomal diversity in two synchronopatric species of Hoffmannseggella (Orchidaceae). NORDIC JOURNAL OF BOTANY, v. 31, n. 4, p. 505-509, . (02/07750-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Julia Yamagishi. Citotaxonia e aspectos evolutivos de especies de Hoffmannsegella H.G.Jones (Orchidaceae). 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.