Busca avançada
Ano de início
Entree

Absorção foliar, radicular e translocação de zinco em cafeeiro (Coffea arabica L.)

Processo: 94/04002-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1995
Vigência (Término): 31 de janeiro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Luis Vitor Silva Do Sacramento
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Zinco   Coffea arabica   Fisiologia vegetal

Resumo

Serão conduzidos 2 experimentos, em casa de vegetação, utilizando-se plântulas de cafeeiro (Coffea arabica L.) cv. Catuaí Vermelho, crescendo em solução nutritita, com dois níveis de zinco na solução (presença e ausência). O experimento 1 constará de acompanhamento da cinética de absorção, com base na metodologia de CLAASSEN & BERBER (1974), e os parâmetros cinéticos serão estimados utilizando-se o software "Cinética" 1.2. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente segundo as recomendações de NOGUEIRA (1991). O experimento 2 constituirá em acompanhamento da marcha de absorção foliar de 3 fontes de zinco (ZnSo4, (Zn) EDTA. (Zn)LIGNOSSUL-FONADO) e posterior translocação do mineral para diferentes órgãos da planta, num período de 6 horas. Até 16 dias após a aplicação, as plantas serão avaliadas quanto à área foliar, contendo de clorofila, amido, celulose e hermicelulose, cumprindo-se análise morfológica e histoquímica. Serão ainda executados cortas a fresca, para que o efeito histológico seja analisado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SACRAMENTO, Luis Vitor Silva Do. Absorção foliar, radicular e translocação de zinco em cafeeiro (Coffea arabica L.). 101 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.