Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do elemento responsivo ao "shear stress" no promotor do gene da enzima conversora de angiotensina (ECA) do rato

Processo: 98/11645-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1998
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Ayumi Aurea Miyakawa Yamaguchi
Instituição-sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células endoteliais

Resumo

O sistema cardiovascular está constantemente exposto a forças mecânicas que desempenham um importante papel determinando sua estrutura e função. Entre estas forças está o "shear stress", uma força tangencial na direção do fluxo e representa a principal força hemodinâmica agindo sobre o endotélio. A ECA, devido a sua localização e participação no controle da homeostasia cardiovascular, é uma excelente candidata para estar sofrendo influência do "shear stress". Evidências, "in vivo" e "in vitro" sugerem que a ECA é regulada pelo "shear stress" e que as seqüências responsáveis por esta resposta está contida no promotor do gene da ECA de rato que estamos investigando. Neste trabalho queremos determinar o mecanismo molecular pelo qual o "shear stress" induz diminuição da expressão e atividade da ECA, mapeando as seqüências do promotor responsáveis por esta resposta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIYAKAWA‚ A.A.; DE LOURDES JUNQUEIRA‚ M.; KRIEGER‚ J.E. Identification of two novel shear stress responsive elements in rat angiotensin I converting enzyme promoter. Physiological Genomics, v. 17, n. 2, p. 107-113, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.