Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto de traducao, notas e estudo introdutorio para o livro x da republica de platao.

Processo: 00/03695-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 30 de junho de 2002
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Pesquisador responsável:Trajano Augusto Ricca Vieira
Beneficiário:Daniel Rossi Nunes Lopes
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Poética   Tradução

Resumo

A Filosofia, especialmente a partir de Platão, questionou muitas vezes o estatuto cognitivo da arte. A busca pela fundamentação da ciência teve freqüentemente como pressuposto essencial sua relação com a arte. Essa relação tensa foi decisiva para o direcionamento de muitas das questões que os prensadores têm formulado desde a Grécia. Embora estudiosos modernos do Platão privilegiem aspectos políticos e metafísicos da república, não menos importante parece ser a discussão sobre a poesia, em particular, e arte, em geral, tal como ela se apresenta nos livros II, III, e X. Proponho-me a realizar a tradução do livro X da republica de Platão e a examinar questões ali colocadas, levando em conta, sempre que possível, a rica tradição exegética. O objetivo central dessa discussão teórica será a relação de uma introdução crítica à tradução elaborada. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Daniel Rossi Nunes. Platão : a Republica - livro X : tradução, ensaio e comentario critico. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.